Pesquisar
Close this search box.

Rota do vinho de Jundiaí

circuito do vinho

Já conhece a rota dos vinhos? Se você gosta de turistar, ou se gosta de vinho, Jundiaí precisa fazer parte dos seus planos, são inumeros locais, alguns mais sofisticados e outros mais simples e até produções familiares, tem para todos os gostos e bolsos.

Se for vir com seu carro, vai ter que trazer um motorista que não beba, porque é impossivel tomar uma única taça. (Que bom pra mim porque meu esposo não bebe, kkk )

Entenda a cultura da rota dos vinhos

Em meio às montanhas suaves e vales férteis de Jundiaí, floresce uma tradição vinícola que remonta a mais de um século. O vinho, tão intrinsecamente ligado à cultura italiana, encontrou aqui um solo fértil e um clima perfeito para se desenvolver. Desde os primeiros imigrantes italianos que trouxeram suas videiras e conhecimentos no final do século XIX, Jundiaí se transformou em um polo de produção vinícola no Brasil. Mas a história do vinho em Jundiaí não é apenas sobre tradição; é sobre evolução, inovação e paixão. Neste artigo, vamos embarcar em uma viagem no tempo para descobrir como essa cidade paulista se tornou um símbolo da vinicultura, mantendo viva uma herança que celebra o amor pelo vinho em cada taça.

O Que Visitar na rota dos vinhos

Adegas

A cidade de Jundiaí, atualmente, possui mais de 20 adegas produtoras de vinho, sendo 12 na região da Rota da Uva. São diferentes tipos de vinho muitos deles produzidos tradicionalmente há mais de 100 anos.

A produção de vinho chegou à cidade na bagagem dos imigrantes italianos que aqui se instalaram no final do século XIX. A produção artesanal, que inicialmente acontecia para o próprio consumo das famílias foi sendo ampliada e reconhecida em toda a região.

Atualmente, as adegas recebem visitantes de todo o país e do exterior para provarem os vinhos produzidos em terras jundiaienses.

A projeção internacional também se deu por terem sido vinhos de Jundiaí servidos aos Papas Bento XVI e ao Papa Francisco em suas visitas ao Brasil.

Tintos, brancos, roses, secos, suaves, frizantes. A variedade é imensa e cada adega tem se especializado cada vez mais em oferecer produtos diferenciados! Deguste! Conheça nossas adegas:

Adega Beraldo di Cale na rota dos vinhos

Bernardo di cale

Beraldo Paolini adquiriu a propriedade em 1927. Para ele, esse sítio significava mais do que um lugar para criar raízes e fazer a vida, significava também estreitar um laço com sua terra e com sua história. Isso porque, o que o trouxe para Jundiaí, após anos no Brasil trabalhando na lavoura do café, foram os rumores de que essa terra era boa para uva. Afinal, dizem que nas veias do italiano corre vinho.

E essa tradição no cultivo da uva e na elaboração do vinho foi seguida por dois de seus filhos, os quais cultivaram nesse sítio a uva Niágara, que, vendida in natura, era o sustento da família. Porém era o excedente da produção que, transformado em vinho branco e rosé, alegrava a família e os amigos.

A tradição continuou com sua neta, que ofereceu esse vinho a quem quisesse provar dessa história, ao fundar, em 2001, a Adega Beraldo di Cale, uma homenagem ao avô Beraldo, nascido em Cittaducale, Itália.

Agora, sendo a quarta geração da família temos o compromisso de continuar a tradição, afinal o sangue que corre nas nossas veias é o mesmo.

Tipos de vinhos produzidos: Branco, Rosé e Tinto (seco e suave); Vinhos comum e fino; Espumante de Niágara, Cachaça Mexeriquinha.
Outros produtos comercializados: Doce, geleia, queijo, embutidos, mel, licor, cachaça, biscoitos e suco de uva
Outros tipos de serviços: Almoço – Sábado, domingo e feriado das 11h30 às 16h.

Endereço: Estrada Municipal de Jarinu, Km 12 – Caxambu

Telefone: (11) 4584-1049

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento: Adega: terça a domingo das 8h30 as 17h Restaurante: sábados, domingos e feriados das 11h30 as 16hrs.

Adega Fratelli di Boschini da rota dos vinhos

Localizada na região do Caxambu, a adega Fratelli di Boschini, vem se renovando e se adaptando às novas normas e tendências no mercado do vinho.

Com os tradicionais vinhos de uvas niagaras, mantêm em sua linha de produtos, vestígios da sua história. Os vinhos finos e espumantes, hoje dividem os paladares mais variados.

Tipos de vinhos produzidos: Tinto (seco e suave), Rosé (suave), Branco (seco e suave), Bordô (seco e suave), Frisante, Merlot, Cabernet
Outros produtos comercializados: Conservas, cachaças aromatizadas, pães, crustoli, compotas

Endereço:  Av. Comedador Antônio Borin, 5087 – Caxambu

Telefone: (11) 99776-8455

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento: Todos os dias da semana às 17h.

Adega Brunholi da rota dos vinhos

Adega Brunholi

Confeço que a Adega Brunholi é minha querdinha, e que tem melhorado muito com o passar dos anos, amo ir almoçar lá com minha família. 

A Família Brunholi teve origem no Brasil, quando o senhor Antônio Brunholi, fugindo da guerra chegou na cidade de Itatiba e começou a trabalhar nas lavouras de café. Depois de alguns anos conseguiu comprar um pedaço de terra em Jundiaí (Sítio Pinhanduva) onde começou com a sua plantação de uva. Foram vários anos e até hoje 4 gerações que deram continuidade ao seu sonho.

Hoje o complexo Villa Brunholi, possui a Fábrica de Vinhos, a Adega, o Restaurante, o Museu do Vinho e uma mini fazenda. Recebe por volta de 2000 pessoas em um final de semana passando por suas diversas atividades.

Com mais de 13 rótulos de vinho e 03 rótulos de espumantes, nossa adega oferece bebidas diversas com fabricação própria. Além dos vinhos tradicionais, você encontra nossa linha de caipirinhas prontas, cachaças premiadas, gin e o nosso queridinho Limoncello (Licor Fino de Limão Siciliano). E o melhor, contamos com degustação desses produtos!

Nossas bebidas e drinks artesanais com certeza irão te surpreender!

RESTAURANTE

Conhecido por seu legado com mais de 30 anos, a especialidade do Família Brunholi Restaurante são as massas, que são produzidas de forma artesanal diariamente no local, seguindo as receitas tradicionais da família, assim como os molhos, que são feitos com tomates frescos, e o famoso pesto, com o manjericão colhido diretamente da horta do Villa Brunholi.
No cardápio existem outras opções de pratos, como: saladas, porções, carnes e risotos. Além de uma carta de vinhos de produção própria, e vinhos importados. Com opções de pratos executivos durante a semana, que acompanham uma salada individual. E, aos finais de semana e feriados, a casa trabalha com o sistema À La Carte, com pratos bem servidos para 2 pessoas.
E, uma sexta-feira por mês, acontece o famoso Festival de Massas, com mesas de entradas, mais de 5 tipos de massas e sobremesa.

Horário de funcionamento: Terça à Sexta das 11h às 15h; Sábado e Domingo das 11h as 16h. 

MUSEU DO VINHO DO CIRCUITO DOS VINHOS

Tonel de madeira abriga o resgate da história da migração italiana em Jundiaí

O Museu do Vinho faz visitantes voltarem ao passado e conhecerem um pouco mais sobre a migração italiana em Jundiaí.

Montado em 2002 por iniciativa da Família Brunholi com a colaboração de outras famílias tradicionais na cidade como Fontebasso, Bronzeri, Marquezim e Spiandorelo, o Museu resgata a cultura e a tradição da vitivinicultura através de fotos e utensílios de uso doméstico e de produção de vinho. No local também existem painéis com textos e recortes de jornais que contam a história dos imigrantes italianos.

Cerca de 400 pessoas passam pelo local por final de semana e deixam lá o registro da sua visita em um livro que já tem mais de 50.000 assinaturas.

Horário de funcionamento: Terça à domingo, das 9h às 17h30;

Endereço: Av. Humberto Cereser, 5900 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-1799
E-mail: [email protected]
Site: www.villabrunholi.com.br
Facebook: Villa Brunholi
Instagram: villabrunholi
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 9h às 17h30
A propriedade oferece degustação de vinhos.

Adega Castanho rota dos vinhos

Endereço: Travessa dos Patos, 1050 – Bairro Castanho (Km 55,5 da Rodovia Tancredo Neves – Estrada Velha para São Paulo)
Telefone: (11) 4537-1502
Site: www.adegacastanho.com.br
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h30 às 17h30.

Venha desfrutar de momentos de tranquilidade em nossa propriedade.

Conheça a vinícola e venha provar nossos vinhos, licores e cachaças, todos produzidos artesanalmente.

Aos finais de semana também oferecemos conservas, geleias, massas caseiras e produtos da horta.

Adega do Português

Endereço: Av. José Mezzalira, 4465 – Ivoturucaia
Telefone: (11) 4584-0811
Site: www.adegadoportugues.com.br
Email: [email protected]
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 18h. Domingo das 8h às 12h.
A história da Adega do Português se inicia em 1964, quando José Coelho Capitão e sua esposa Fernanda, ambos de origem Portuguesa, chegam ao Brasil. O casal se estabeleceu na cidade de Jundiaí e em pouco tempo começaram a cultivar uvas.

Por volta de 1970, José e Fernanda em sua cozinha, moeram algumas uvas e as espremeram em guardanapos caseiros na tentativa de fazer um pouco de vinho parecido ao de sua terra natal. O produto foi tão bem recebido que em pouco tempo a produção teve que ser ampliada e começaram a chegar clientes de várias partes do estado.

Para continuar com a excelência nos produtos da Adega do Português aliamos a tradição a modernas formas de produção, como o cultivo da uva em ¨Y¨ e produção de novos produtos, como o cooler de vinho branco com suco de pêssego além dos vinhos tradicionais. Em nossos produtos, você encontra a inovação aliada à tradição.

Adega Fontebasso

Endereço: Av. Humberto Cereser, 7405 – Roseira
Telefone: (11) 4584-3789
E-mail: [email protected]

Os produtos comercializados são:

7 tipos de Vinhos Artesanais, Jeropinga artesanal, massas caseiras, doces em conserva, pimenta em conserva, suco de uva integral, bagaceira artesanal, licor artesanal, caqui e uvas de mesa e próprias para vinho.

Adega Juca Galvão

Endereço: Rua Antônio Spiandorello, 215 – Roseira
Telefone: (11) 4584-4782
Site: www.adegajucagalvao.com.br
Horário de funcionamento: Sábado e domingo das 8h às 17h.

Vinhos produzidos de forma artesanal através do cultivo da uva no local, obtendo-se assim uma tradição de qualidade e bom gosto em seus produtos. Além dos vinhos, produção artesanal de licor, cachaça e suco de uva.

Adega Leoni

Endereço: Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra – Km 68,5 – Jundiaí-Mirim
Telefone: (11) 4584-7848
Site: www.casaleonivinhos.com.br
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Terça a sábado das 9h às 17h30.

A recepção é feita pelo proprietário Rogério Leoni, que com muita simpatia apresenta ao cliente todo bom gosto e arte na fabricação de vinhos. De uvas finas e comuns plantadas em Jundiaí, à produção de vinhos e espumantes, numa Adega muito bem estruturada.

Os clientes que chegam na Adega, ficam a vontade para degustar os vinhos e espumantes, e então fazer a melhor escolha. A variedade de vinhos é grande e o ambiente é bastante agradável.

A Adega é um galpão com enormes máquinas e tambores para armazenamento dos vinhos e ainda oferece espaço para pequenos eventos.

Adega Marquesin

Endereço: Av. José Mezzalira, 588 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-2695 / (11) 97307-4000
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Sábado e domingo das 8h às 17h.

A família Marquesin veio de Treviso na Itália, e chegaram ao porto de Santos no Brasil em 1888, juntamente com outras famílias de imigrantes.

A família foi enviada para Jundiaí e  passaram a trabalhar na lavoura de café. Mais tarde conseguiram comprar sua própria terra.

Em 2.000, o Sr. Aristeu, descendente da família Marquesin, resolveu resgatar a história da  fabricação do vinho colonial como se dizia na época. Após participar de um curso de capacitação rural, começou a produção.

Atualmente a adega produz cerca de 3.000 litros de vinho ao ano e toda a produção é comercializada no local, direto para os consumidores.

O Sr. Aristeu cultiva uva para produzir seu vinho, principalmente a uva do tipo curbina, mantendo a tradição e fazendo com que seu vinho tenha uma característica original. Também produz um vinho licoroso branco da Uva Niágara, de perfume e sabor sem igual.

Dessa forma o vinho que era produzido no passado, apenas para o próprio consumo, hoje tornou-se uma atividade que gera recursos para a família.

Adega Martins da rota dos vinhos

Endereço: Av. João Torresin, 1801 – Jundiaí-Mirim
Telefone: (11) 4584-3250
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18h.

Adega Maziero

Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 2051 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-1810
Email: [email protected]
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 18h. Domingo das 8h às 16h.

Fundada há 127 anos, a Adega Maziero foi a adega que produziu o vinho para o Papa celebrar a missa em sua vinda ao Brasil.

Uma das exigências do Papa Bento XVI era celebrar a missa com o vinho brasileiro. Solicitou a uma comissão de padres e bispos que fossem levantadas as principais adegas em nível nacional.

Esta pesquisa contou com 23 adegas, onde a selecionada como a melhor fabricante de vinhos foi a Adega Maziero.

Dentre as variedades estão os vinhos Suave, Seco, Branco, Rose entre outros.

Adega Mingotti

Endereço: Av. João Batista Spiandorello, 2585 – Nova Odessa
Telefone: (11) 4584-2506 / 4584-2890
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8h às 18h

Adega Negrini

Endereço: Av. José Mezzalira, 216 – Jardim Vera Cruz
Telefone: (11) 4584-5564
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18h30.

Mantendo a tradição dos avôs italianos, o Sr. Pedro Negrini na década de 80, começou a produzir seu vinho, primeiramente para consumo próprio e depois para comercialização.

Atualmente a Adega é administrada pelos seus filhos, Pedro Dirceu Negrini, José Ângelo Negrini e Marcos Antônio Negrini.

A propriedade produz uvas como a Isabel, Curbina e Niágara, e com elas são produzidos diferentes tipos de vinho que são vendidos na Adega Negrini.

Adega Sibinel

Endereço: Av. Humberto Cereser, 3500 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-1150
Horário de funcionamento: Sábado e domingo das 8h às 17h.

A adega é administrada pelo Sr. Raphael Sibinel, que é a terceira geração da família. Ele vêm mantendo a tradição de produzir vinho desde 1931.

Os avós do Sr. Rafael vieram de Treviso na Itália, e seu pai o Sr. Santo Sibinel, nasceu em 1904, já no bairro Caxambu em Jundiaí.

O Sr. Raphael conta que, desde pequeno, já ajudava o pai na produção de vinho, que era produzido no mesmo local que hoje ele ainda faz seu vinho.

Segundo ele, a família chegou a produzir cerca de 25.000 litros de vinho que eram colocados em barris e vendidos na cidade São Paulo.

A família ainda planta uvas, na propriedade no bairro Caxambu e produz diferentes tipos de vinhos que podem ser encontrados na adega.

Adega Vendramin

Endereço: Av. Comendador Antonio Borin, 5189 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-0441 / (11) 97102-8708
Email: [email protected]
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18h.

Propriedade altamente produtiva, com criação de suínos e bovinos e produção diversificada de frutas como goiaba, pêssego, banana, entre outras.
Venda de vinho artesanal, linguiça caseira, geléias, frutas,vinagre e muito mais.

Adega Oliveira

Rua Luiz Fontebasso, 397 – Jundiaí
Tel: (11) 4535- 1776 ou  (11) 7201 -0667

Adega Boschini

Localizada no tradicional bairro produtor de vinhos do Caxambú, a Adega Boschini está entre as mais tradicionais da região de Jundiaí.

Venha provar os vinhos da região e deixe seu paladar conhecer alguns do mais tradicionais produtores do país!

Telefone: (11) 4584-2521

Av. Comendador Antônio Borin, 5087 – Caxambú, Jundiaí – São Paulo, 13218-640

Adegas da rota dos vinhos

Você pode gostar também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.