Bonito/MS, é um dos lugares que você precisa conhecer. É maravilhoso e me surpreendeu pela organização do turismo, tudo integrado, os ingresso, as agencias, e principalmente a receptividade, educação e boa vontade dos atendentes sempre muito amaveis e bem treinados.
São lugares lindos, que só pode ser criação do Senhor, é tudo realmente muito bonito.
Nós fomos na semana do Natal, passamos o natal por lá, porque na época do ano novo eu desaconselho devido a superlotação de tudo, mais se você não tiver escolha e só pode ir na época do ano novo, já vá consciente que vai ter muita gente por lá, tenha paciência e se divirta que tá valendo também.
Se for possível para você a melhor época é de a estação seca, de maio a setembro, é ideal para aproveitar as águas mais cristalinas e a observação da vida subaquática , vale lembrar que parte desse período é inverno isso significa que pode pegar dias de frio o que vai dificultar os mergulhos, mas é uma região muito quente e com poucos dias de inverno, porém o inverno é bem ameno, com poucos dias de frio. Nós preferimos ir no verão mesmo, tivemos muita sorte porque não choveu nenhum dia que estávamos por lá, só o calorão intenso de Mato Grosso do Sul.
Bonito é um município localizado na região Centro-Oeste, no estado de Mato Grosso do Sul. Com pouco mais de 21.000 habitantes, Bonito é um polo do ecoturismo e suas principais atrações incluem paisagens naturais, mergulhos em rios de águas cristalinas, cachoeiras, grutas, cavernas e um povo hospitaleiro. Juntamente com Jardim( minha terra natal), Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, Bonito integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico. Em 2009, foi considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil1.
A cidade está situada a 297 km da capital do estado, Campo Grande, e faz parte da mesorregião sudoeste do Mato Grosso do Sul, dentro da microrregião de Bodoquena, na Serra da Bodoquena. Suas águas cristalinas abrigam mais de 2.000 espécies de peixes e aquáticos, e sua rica fauna e flora encantam visitantes de todo o mundo. Bonito é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e do turismo sustentável.
Após chegar a Bonito, você terá uma variedade de atividades incríveis para aproveitar. Faça um roteiro com antecedência que são muitas atividades e atrações disponíveis
Lembre-se de que muitas atividades requerem agendamento prévio, então planeje sua estadia com antecedência.
Nós agendamos alguns dias e deixamos outros em aberto para resolvermos por lá.
Se der uma voltinha no centro da cidade vai encontrar várias agências que podem escolher os passeios também. Como minha sobrinha levou o cachorrinho, escolhemos alguns passeios com lugares que são Petfriendlry, não são todos os lugares que aceitam seu pet ok.
Todos os passeios em Bonito têm um número limitado de visitantes e todos são feitos na companhia de um guia, garantindo que a atividade seja realizada em determinado dia e horário.
Bonito tem um jeito peculiar de fazer turismo. Logo que a região começou a se desenvolver, foi implementado nas agências turísticas da cidade o chamado voucher único, um sistema compartilhado por agências turísticas e propriedades privadas que oferecem os passeios em Bonito. Através desse sistema o visitante agendar seu passeio, com dia e hora marcados para realizar uma atividade que queira.
E os valores também são tabelados, o que pode diferenciar são os pacotes das agências e para quem é Sul Matogrossense algumas agências oferecem descontos, vale a pena procurar se esse for o seu caso.
Lembre que todos eles devem ser agendados com antecedência nas agências turísticas, (online ou na própria cidade).
Você precisa visitar ao menos um parque de cachoeiras, visitar uma caverna e fazer ao menos uma flutuação. Essa é a regra básica( kkk ), e é fácil porque Bonito tem muitas cachoeiras, cavernas e vários lugares maravilhosos para flutuação. São em torno de 50 passeios credenciados, e você deve escolher quais atividades quer realizar, mesmo porque precisa agendá-las.
A principal atração em Bonito é a Gruta do Lago Azul, uma caverna com um lago de coloração azulada que chega a ter 90 metros de profundidade. A caverna tem dezenas de estalagmites, estalactites e colunas, a água é de um azul tão incrível que ficou na minha memória como um local mágico. É maravilhoso.
A apenas 21 km de Bonito, é também conhecida como Gruta da Lagoa Azul, acessível por uma escadaria de 300 degraus rumo ao subsolo. Após a descida, você chega ao centro de uma das maiores áreas subterrâneas inundadas do mundo.
O passeio na gruta de Bonito começa em nada menos que um museu! O Museu de Kawidéu, um casarão onde estão preservados objetos antigos e animais empalhados da região, é o seu ponto de partida!
No casarão, os guias irão orientá-lo e fornecer o equipamento necessário à visitação da gruta do Mateus em Bonito, Mato Grosso do Sul. Munido de lanterna e capacete, você seguirá por uma trilha suspensa até a entrada da caverna e dará início ao passeio de contemplação.
O passeio contemplativo pelas Grutas de São Miguel agrega à visitação da caverna uma trilha com passagem por dois mirantes. Após os primeiros 200 metros, você terá a primeira parada: contemple a natureza, uma exuberante paisagem com um pouco de Mata Atlântica em meio ao cerrado!
150 metros adiante te levam a um outro mirante, então antes que você entre na caverna de São Miguel, prepare-se e tire muitas fotos de Bonito!
Um dos mais recentes atrativos turísticos de Bonito: Gruta do Mimoso, que será aberta à visitação em breve. Localizada em uma fazenda de propriedade privada, é um dos pontos turísticos bonitenses para você inserir em seu roteiro.
A expectativa é que seja uma das grutas em Bonito MS mais visitadas por mergulhadores de caverna, já sendo considerada uma das mais bonitas do mundo pela comunidade internacional.
Se passeios de aventura são uma das coisas que te atraem, a gruta do Mimoso será um destino obrigatório. Além do mergulho pelas águas límpidas desta caverna, você passará por entre crostas, cones, e espeleotemas de uma beleza rara.
A capital brasileira do Ecoturismo, além de passeios e esportes radicais, oferece aos turistas não apenas um balneário em Bonito e região do Mato Grosso do Sul, mas vários. Você pode passar o dia todo se refrescando e curtindo as águas claras e azuladas da região bonitense com essa opção de passeio em Bonito, ideal para toda a família e amigos.
Não fica muito longe do centro da cidade, em média 8 km, ou seja, você pode ir de bike se quiser ou até mesmo fazer uma caminhada. É um balneário no Rio Formoso, com águas azuis e claras, cercado pela natureza exuberante local.
Fica a cerca de 10km da cidade, sendo um dos balneários em Bonito MS mais próximos do centro da cidade. Há tirolesa no local, macaquinhos, você pode fotografar com uma arara e até mesmo um búfalo.
Piscinas naturais e queda d’água compõem a paisagem do local, situado a 11 km do Hotel Sesc Bonito. Lugar fascinante onde o turista consegue aproveitar o visual atrativo do encontro do Rio Anhumas com Juti.
O mais antigo balneário privado da região proporciona aos visitantes várias opções de aventuras. São passeios em botes infláveis, caiaque, boia cross, stand up paddle e até um barco elétrico, além da bike boat, uma espécie de bicicleta aquática.
Entre os melhores balneários em Bonito MS, o Eco Park Porto da Ilha está inserido junto à Gruta do Lago Azul, com ambiente muito agradável para passar o dia.
Considerado o trecho mais cristalino, é o local ideal onde toda família consegue praticar flutuação em Bonito, e ainda aproveitar a tranquilidade, apreciando peixes, plantas subquáticas e a fauna bonitense. O acesso é restrito a 80 visitantes, possui piscina infantil, e restaurante que serve pratos típicos da região, além de bares.
Área de conservação da biodiversidade do Pantanal, onde está instalado o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, entre montanhas e rochas calcárias. Repleto de lugares incríveis como Cachoeira da Boca da Onça, Buraco do Macaco, dentro de uma gruta, Cachoeira Fantasma, Córrego Azul para flutuação, entre outros, o turista pode mergulhar no Rio Salobra, fruto de anos de erosão.
A preservação da fauna e flora convida os visitantes ao contato com a natureza ao longo do Rio Formoso, o mais próximo de Bonito. A apenas 7km do centro, nos decks individuais de madeira confortáveis e privados, pode-se admirar as piraputangas, peixe símbolo da cidade.
Infraestrutura completa, com sistemas de segurança contra incêndio, aqui você vai aproveitar fascinantes momentos de lazer com a família, às margens do Rio da Prata.
Você que procura por balneários em Bonito MS inclusivos, este oferece acesso ao rio aos portadores de necessidades especiais, banheiro adaptado e churrasqueira. A aventura inclui ainda passeio de flutuação, trampolim, tirolesas e quadras de esporte.
Lugar calmo, entre as duas margens do Rio da Prata, onde é possível alimentar os peixes, ocasião muito divertida com as crianças. Receptivo e bem cuidado, dispõe de redes de descanso e área de banho limpa e agradável. A temperatura da água é constante até no inverno, em torno de 23ºC graus, assegurando um banho relaxante e inesquecível.
Localizada a 16km da cidade, a Praia da Figueira é um balneário de lago, ideal para quem vai viajar para Bonito com crianças. Possui um escorregador aquático, quiosques na água, quadras de areia, bar e restaurante. O balanço no deck é o local perfeito para fotos.
Os banhos em piscinas naturais, junto aos peixes, torna o Ilha Bonita um dos balneários em Bonito MS perfeito aos amantes da interação com a natureza. Já os que gostam de mais adrenalina, encontram emocionantes e seguros passeios de botes em grupo, durante o ano inteiro. Em área rural, mas de fácil acesso, a estrutura é completa para todas as idades.
Fica localizado no complexo da Nascente Azul, cerca de 32km da cidade, e é um lago de água corrente vinda direto da nascente.
Conta com um circuito de cordas no meio do lago chamado “Aqualokko”, uma prainha com quiosques, piscina natural, cascata, tirolesa, bar e restaurante, tudo isso e muitos outros para garantir sua diversão, além é claro de um cenário incrível para fotos como o mirante da Arara.
Cascatas e quedas d’água não faltam no Parque das Cachoeiras em Bonito, que também oferece várias atividades ao ar livre e trilhas radicais. Conheça algumas das atrações turísticas que lhe aguardam ao viajar para Bonito, Mato Grosso do Sul:
A infraestrutura do Parque das Cachoeiras em Bonito MS conta com banheiro, restaurante, guia para acompanhar os turistas nos passeios, vestiário, e redário.
Esse foi um dos passeios que mais gostei. Se ao invés de parques você prefere uma fazenda, a Ceita Corê Bonito é uma ótima pedida. Dentro dessa fazenda, os visitantes encontram cachoeiras magníficas, com água fresca, e cercadas por trilhas. Além de cada cachoeira Ceita Corê, você pode curtir atividades de ecoturismo como trampolim, pontes suspensas, caminhada e passeio de tirolesa.
Essa é uma das cachoeiras em Bonito MS ideal se você é do tipo de turista que curte passeios radicais e cheios de adrenalina, pois além de tomar banho na cachu, você poderá visitar algumas grutas de Bonito e região.Na realidade, a cachoeira Rio do Peixe é parte de outras nove que são encontradas em um local específico, chamado de Fazenda Águas Vivas, onde um roteiro turístico em Bonito e cidades vizinhas estão à sua disposição.
A pouco mais de 50 km da cidade de Bonito, você chega à Serra da Bodoquena, onde estão as cachoeiras Boca da Onça – um dos passeios em Bonito de maior procura e fama. No local, há banheiros, guarda volumes, acesso à internet wireless, e acessibilidade a turistas com dificuldade de locomoção.
Para quem gosta de rios e de muito verde, a Estância Mimosa é um lugar inesquecível e com nada menos que 10 cachoeiras em Bonito MS! É preciso bastante determinação caso você opte por conhecê-las e todos os visitantes são protegidos por prestação de primeiros socorros no caso de qualquer necessidade.
Desde o transporte e material necessário até a assistência de guias de turismo experientes, nossa agência oferece total suporte ao passeio de flutuação em Bonito MS. Você e sua família, incluindo crianças, poderão aproveitar a experiência relaxante com toda segurança e muita diversão!
Acessível de abril a setembro ao turismo em Bonito, ainda não se sabe o quão profunda a Lagoa Misteriosa é – a profundidade máxima conhecida é 220 metros. A prática de flutuação no local é um passeio de aventura cheio de adrenalina e você também pode incluir o mergulho na Lagoa Misteriosa em seu pacote turístico!
A atração turística tem a vantagem de se situar a poucos quilômetros do centro de Bonito. Você pode realizar a flutuação na Praia da Figueira e prosseguir pelo rio Formoso, um dos mais belos da região.
Esse é um daqueles cenários paradisíacos que você só costuma ver nos filmes, o Abismo Anhumas. O poço, onde você pratica mergulho, flutuação em Bonito MS, e passeio de bote, fica no interior de uma caverna.
Em um trajeto de 1.300 metros, por águas com um tom de azul real bastante encantador e incomum, você realiza o passeio flutuação na Barra do Rio Sucuri.
Começando com uma trilha de 400 metros em meio à mata, onde você passará por algumas nascentes, é onde acontece o passeio de flutuação no Rio Sucuri. Serão 1.800 metros de trajeto pelo rio, então, se você não está preparado, pode optar por seguir de barco.
São 600 metros de trilha por mata ciliar para se chegar ao ponto onde se inicia a flutuação no Rio da Prata por 2200 metros. Orquídeas, bromélias, e animais silvestres encantam as vistas durante a caminhada.
Numa fazenda a apenas 7 km do centro de Bonito, em um complexo com boa infraestrutura, incluindo restaurantes, te aguarda o passeio de flutuação no Aquário Natural. São 500 metros de caminhada pela mata e 800 metros flutuando nesse relicário bonitense.
Essa atração turística é uma das principais no que diz respeito à flutuação em Bonito MS. Além da beleza da nascente, onde a preservação e o contato com a natureza são privilegiados, é um passeio acessível a todos, com uma caminhada curta e sem maiores desafios.
Gente, são muitos lugares incíveis, e maravilhosos, por isso você deve fazer um roteiro detalhado. Em poucos dias você provavelmente não vai conseguir visitar todos. Então escolha, não precosa visitar tudo como loucos, vá com calma e aprecie cada momento, desfrute todos momentos, foque nos detalhes, se conecte com a natreza, permita que a natureza renove suas energias.
Tenha em mente que em Bonito, vai precisar de um carro para se deslocar, porque todas as atrações são distantes do centro da cidade, se não tiver um pacote completo de uma agência, é claro, porque varias agencias oferecem dentro dos seus serviços o transporte para os pontos de visitação.
Sim, tem aeroporto em Bonito/MS.
O Aeroporto Regional de Bonito (BYO) é a forma mais fácil e confortável de chegar à cidade. O terminal é pequeno, mas fica a apenas 15 km do centro da cidade, percorridos cerca de 15 minutinhos.
Pousando no Aeroporto de Bonito, você economiza, pelo menos, oito horas de deslocamento. Quem opta pelo Aeroporto de Campo Grande precisa encarar mais quatro horas de estrada na ida e quatro horas na volta.
O terminal recebe atualmente voos regulares da Gol, partindo do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, ou da Azul, partindo de Campinas e de Corumbá. Mas as duas empresas atendem a quase todas as cidades brasileiras com conexões nesses aeroportos.
Para sair do aeroporto, a melhor maneira é alugar um carro e selecionar a retirada no guichê do terminal mesmo. Também é possível pegar um táxi na porta do aeroporto ou reservar, por meio da sua agência de turismo, um transfer para o hotel.
Outra opção pouco conhecida e que pode ser atrativa quanto aos valores, é aterrissar no aeroporto de Ponta Porã, onde você vai precisar alugar um carro também.
Vale a pena pesquisar.
O Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR) não é muito grande, mas possui os serviços essenciais para quem viaja.
Depois, você precisa pegar a estrada: são 255 ou 300 km até Bonito, dependendo do caminho que você pegar. Dá aproximadamente 4 horas de viagem. Existem três principais formas de fazê-la:
Se você não tem problema em dirigir longas distâncias, pode alugar um carro já no Aeroporto de Campo Grande — lembrando que ter um carro em Bonito vai facilitar bastante seu deslocamento às atrações. Também dá para ir até a rodoviária e pegar um ônibus. Mas a opção mais popular é agendar um transfer que sai do próprio aeroporto. É possível reservá-lo com a sua agência de turismo em Bonito.
Os 300 km entre Campo Grande e Bonito podem ser percorridos por dois caminhos: através da BR-060/419 (300 km) ou via MS-345 e BR-262 (255 km). Embora haja essa diferença na distância, o tempo de deslocamento previsto nos dois trajetos é o mesmo.
Nós fomos de carro, saímos de São Paulo, passamos por Presidente Venceslau para nos encontrarmos com uma parte da família, e seguimos viagem. É um trajeto bem longo e cansativo, mas para quem gosta de pegar estrada, é uma aventura.
Existem acomodações para todos os gostos e bolsos, que inclui pousadas simples, albergues, hotéis mais estruturados, pousadas de charme e até resort, além do nosso preferido Airbnb. Ficamos em um condominio fechado pois gostamos de ter mais segurança na nossa estadia, e foi ótimo a casa é excelente e duas coisas muito importantes , ar condicionado e piscina , além de um espaço extra com churrasqueira, fogão e toda estrutura.
Se planeje e aproveite muito seu passeio, vai ser incrível, e leve pessoas legais para aproveitar também.
Férias em família é uma das melhores coisas que existem, mas quando temos filhos pequenos,…
As férias são mais do que um luxo ou uma pausa na rotina — elas…
Spas naturais, o que te vem a cabeça quando ouve isso? Você já se sentiu…
Você já se imaginou caminhando por uma praia de areia branca, com o som suave…
Imagine um cenário onde águas verde-esmeralda encontram imponentes paredes rochosas alaranjadas, formando um contraste que…
Comidas rápidas significa praticidade, e quem quer ficar perdendo tempo, afinal, acampar é sinônimo de…